15.10.07

crítica.







Josef (Tim Robbins) é vítima de um acidente numa plataforma petrolífera. Hannah (Sarah Polley) oferece-se para o tratar. Dois desconhecidos, um do outro e do espectador, feridos por dentro e por fora, encontram-se, talvez para "começar uma nova vida juntos". É a história desta intimidade que nos conta a realizadora e guionista catalã Isabel Coixet em "A Vida Secreta das Palavras".

O filme é um murro no estômago do espectador, um desmanchar de todas as vulgares histórias de amor, um grito poético e panfletário contra a guerra, mostrando que a esperança não morre. Os diálogos são ternos e bem dispostos, apesar de escassos. Não há música - a essência da comunicação entre Josef e Hannah está para além de artifícios.

"A Vida Secreta das Palavras" vive da última capacidade de um público anestesiado perante a violência gratuíta que pulula pela indústria audiovisual de se comover, de perceber o que há de mais profundamente humano na sociedade e nas pessoas que nos rodeiam. É lirismo sem condescendência.

Destaque para as magníficas interpretações da actriz canadidana Sarah Polley, que enche o ecrã com a assombrosa Hannah, e para um infantil, comovente Tim Robbins, que promete "aprender a nadar" nos dias em que a tristeza de Hannah o pode inundar.

O filme, quarta longa metragem de Coixet (depois dos bem sucedidos "Confissões de um Apaixonado" (1996) e "Minha Vida Sem Mim" (2003)), conta com a produção da El Deseo, de Pedro Almodovar e é narrado em inglês. Depois de vencer a edição deste ano dos prémios Goya, o galardão mais importante do cinema espanhol, "A Vida Secreta das Palvaras" estreou em solo português na passada semana.

Também merece destaque a belíssima trilha sonora de A Vida Secreta das Palavras, que funciona muito bem para envolver o espectador na solidão de seus personagens. Isolados do mundo – tanto geograficamente quanto nos sentimentos -, eles sofrem e buscam, cada um à sua maneira, encontrar uma saída, mesmo que momentânea.

top 2 best songs:

"Coming Back Down to Earth"
por The real tuesday

"Hope There's Someone"

por Antony Hegarty (as Antony) and the Johnsons


segunda (15) à quinta (18) no multiplex uci ribeiro cinema de arte
às 19:30.

boa semana.

Nenhum comentário: